Rua Dr. Alfredo Ellis, 68b. Bela Vista,

São Paulo – SP. CEP: 01322-050

Telefone: (11) 4171-5368

(11) 95327-8158 (whatsapp)

E-mail: contato@cdhic.org

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

© ekloos 2017    |    CDHIC  |    Todos os direitos reservados 

CONFIRA A

AGENDA

78151894_2986722928061156_53576744384835

13 e 14/ DEZEMBRO

Cidadania e direitos trabalhistas para migrantes e refugiados

Você mora em Porto Alegre (RS) e região?

Nos dias 13 e 14 de dezembro, o CDHIC promove a oficina "Cidadania e direitos trabalhistas para migrantes e refugiados", no City Hotel Porto Alegre. O encontro será realizado das 8h30 às 17h, na sexta-feira (13), e das 8h30 às 13h, no sábado (14).

 

Para participar basta se inscrever abaixo:

Participe e divulgue!

78414007_2990289917704457_88305944944967

08/ DEZEMBRO

MIGRACIÓN, DERECHOS Y CIUDADANÍA 

Participe da Oficina sobre Migração, Direitos e Cidadania promovida em parceria CDHIC e Asbrad!
Participação livre e gratuita!


Data: 08/12/2019 (domingo)


Horário: 10h30 às 13h


Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Avenida Penedo N 211 - Jardim Normandia, Guarulhos

Coloquio UNIOESTE.jpeg

27/ MAIO

II Colóquio sobre Direitos Fundamentais e Migração: Dois Anos da Lei de Migração

Convidamos a todxs para o II Colóquio sobre Direitos Fundamentais e Migração: Dois Anos da Lei de Migração, que acontecerá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no dia 27/05 às 19h e 28/05 às 8h.

 

Participe do evento solidário com a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.

As inscrições são realizadas em https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/IIcoloquiomigrações.

 

Este evento é uma realização da UNIOESTE e da Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migração, com o apoio de diversas organizações, dentre elas o CDHIC.

26/ MAIO

Ação de Cidadania em Guarulhos

Evento destinado à comunidade imigrante vai oferecer orientação em regularização migratória, assessoria jurídica, trabalhista e cidadã, além de sessões de empreendedorismo e atividades para crianças.


O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), promove no domingo de 26 de maio, em Guarulhos (SP), uma ação de cidadania para imigrantes. O evento acontece no Centro de Integração da Cidadania de Guarulhos (CIC Guarulhos), das 10h às 16h, e vai oferecer orientação em regularização migratória, assessoria jurídica, trabalhista e cidadã. A iniciativa visa orientar os imigrantes a respeito de seus direitos no Brasil, assegurando o exercício da plena cidadania e integração com o município. A ação contará também com sessões de empreendedorismo, organizadas em parceria com a organização Presença da América Latina (PAL), a presença de uma equipe interdisciplinar da Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD) e atividades lúdicas para crianças através do projeto Tendas de Cidadania.
 

ONDE: 

CIC Guarulhos, Estrada do Capão Bonito, 53 - Jardim Maria de Lourdes – Pimentas, Guarulhos/SP - 07263-010

HORÁRIO: 

10H - 16H

04 E 05/ FEVEREIRO

Encontro De Multiplicadores Comunitários Migrantes e Refugiados

Promovido pelo CDHIC, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e AFL-CIO Solidarity Center, em parceria com a Cáritas Brasileira e a Organização Internacional de Migração das Nações Unidas, entre os dias 04 e 05 de fevereiro de 2019, acontecerá o Encontro De Multiplicadores Comunitários Migrantes e Refugiados e reunirá diversas entidades e líderes imigrantes e em situação de refúgio de diversas nacionalidades, bem como com dirigentes sindicais.

Este encontro tem o objetivo de proporcionar uma formação cidadã a multiplicadores comunitários acerca da lei de migração, dos direitos trabalhistas e sindicais, políticas públicas, questões de gênero, organização coletiva e articulação de modo a muni-los de ferramentas em prol da conquista e garantia de seus direitos.

ONDE: 

SINECOFI - Sindicato dos Empregados no Comércio de Foz de Iguaçu (R. Tiradentes, 353 - Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85851-320)

HORÁRIO: 

9h – 17h

AGENDA 2018

28/ NOVEMBRO

Migrar com Direitos: percurso, resultados e perspectivas

Durante todo o ano de 2018, o CDHIC desenvolveu, por meio do projeto #MigrarComDireitos , uma série de encontros, reuniões, seminários, cursos, rodas de conversa, entre outras ações, com a sociedade civil organizada - especialmente migrantes e pessoas em situação de refúgio - para promover uma participação ativa na regulamentação da lei e na construção da Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, prevista no artigo 120 da nova legislação.

Agora, chegou a hora de apresentar os primeiros resultados deste projeto que tanto nos orgulha!

Para isso, no dia 28 de novembro, realizaremos o "Seminário Migrar com Direitos: Percurso, Resultados e Perspectivas" quarta-feira, das 9h às 14h, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O seminário é aberto a participação de todas e todos!

As inscrições podem ser feitas pelo formulário
https://goo.gl/forms/RZvSyQuLNMGbP2vt2. Também aceitaremos inscrições no dia do evento.

Confira a programação e participe!

4,5,11 e 21/ NOVEMBRO

Curso Co-Criando Inovação: Migração, Refúgio e Empreendedorismo

O curso Co-Criando Inovação: Migração, Refúgio e Empreendedorismo, fruto da parceria entre o CDHIC e a Co-Viva, busca dar ferramentas para que imigrantes e pessoas em situação de refúgio possam criar ou inovar seus projetos geradores de renda, promovendo inserção econômica e afastando-os de situações de vulnerabilidade social.

 

Se você é imigrante ou refugiado e tem um pequeno negócio que quer expandir; ou mesmo um projeto novo que quer tirar do papel, mas não sabe por onde começar, venha participar do nosso curso gratuito!

Serão 4 encontros em novembro, junto com a Co-viva Inovação Colaborativa, nos quais xs participantes irão obter conhecimento para impulsionar ainda mais seus empreendimentos e criar novos, gerando renda para si e para a comunidade. 

14/ OUTUBRO

IV Edição do Grito dos/as Excluídos/as Continental em São Paulo

Convidamos imigrantes, refugiados, suas famílias e suas comunidades para participar do Grito dos Excluídos Continental no dia 14 de outubro a partir das 10h na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, próximo à Praça da Sé).

Participarão do Grito grupos de luta por moradia, por trabalho digno, por saúde, por igualdade racial, por justiça social, LGBTs, pastorais e movimentos diversos para um dia de confraternização e atividades artísticas, culturais, bate papo e muita construção e resistência.

Com o lema Migrar, Resistir, Construir e Transformar, o Grito levantará uma só voz junto com o Fórum Social Mundial das Migrações por trabalho, vida e dignidade.

A entrada é franca e o evento terá venda de comidas diversas, shows e apresentações musicais, espaço para informações sobre acesso a direitos, roda de conversa com o sindicato das trabalhadoras domésticas e espaço lúdico para crianças com o projeto Tendas da Cidadania.

Venha com sua família e amigos e nos ajudem a divulgar!

18 e 19/ AGOSTO

Curso de Cidadania Para Multiplicadores Comunitários

Migrantes e Refugiados

O objetivo deste curso é realizar uma formação em cidadania para que imigrantes e pessoas em situação de refúgio tenham mais ferramentas para conquistar e garantir seus direitos, tendo em vista a reforma trabalhista e a nova legislação migratória. 

Deste modo, buscamos formar líderes comunitários capazes de analisar criticamente o fenômeno migratório, de formular propostas transformadoras para a sua comunidade e de multiplicar o conhecimento adquirido no curso.

A inscrição pode ser realizada pelo formulário até o dia 31 de julho.

ONDE: 

Auditório da União Geral dos Trabalhadores - UGT - Rua Aguiar de Barros, 144 -  Bela Vista - São Paulo (SP)

HORÁRIO: 

Sábado: 9h às 18h | Domingo: 9h às 13h

02/ AGOSTO

Seminário Migração, Refúgio e Direitos Trabalhistas

O Seminário "Migração, Refúgio e Direitos Trabalhistas: Movimento social e sindical na promoção da participação de migrantes e refugiados no contexto da nova Lei de Migração e da Reforma Trabalhista no Brasil" , que será realizado em Foz do Iguaçu no dia 2 agosto, é uma das atividades realizadas pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), em parceria com o Instituto Edésio Passos e apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo formulário até dia 1 de agosto.

ONDE: 

Auditório da Fundação Cultural

Rua Benjamin Constant, 62

Centro - Foz do Iguaçu

HORÁRIO: 

13h30 às 17h

AGENDA 2017

ONDE: 

Rua Margarida, 298, Barra Funda, São Paulo

HORÁRIO: 

10h às 17h

26/ NOVEMBRO

Roda de conversa com mulheres migrantes

e refugiadas trabalhadoras domésticas

Trabalhadoras domésticas migrantes e refugiadas, venham participar de uma roda de conversa! Nesta serão discutidas questões sobre direitos trabalhistas e regularização migratória. O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante - CDHIC e o AFL-CIO Solidarity Center as convidam para informar, assessorar e tirar todas suas dúvidas sobre os seus direitos como trabalhadoras e como migrantes e refugiadas.

A conversa acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo – STDMS e só poderão participar mulheres migrantes e refugiadas trabalhadoras domésticas

Acesse o evento no facebook

11 e 19/ NOVEMBRO

Mini-Festival de Curtas para Crianças

Tendas da Cidadania para Crianças e Adolescentes Migrantes convida a todos para o Mini- Festival de Curtas para Crianças! Serão duas amostras no mês de novembro, que contarão com curta metragens voltadas para o tema da relação entre infância, direitos humanos e combate à xenofobia e ao preconceito com o intuito de sensibilizar e provocar uma reflexão.
 

Atividade gratuita.

PRIMEIRA AMOSTRA (11/11)

Sábado às 15h na Rua 21 de abril, 970 – Brás

 

SEGUNDA AMOSTRA (19/11)
Domingo às 16h na Praça Kantuta no Canindé

ONDE: 

SINTRACON - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil em Curitiba. R: Trajano Reis, 538/540 - São Francisco - Curitiba / PR.

 

HORÁRIO: 

13h30 às 18h

30/ OUTUBRO

Seminário Migração, Refúgio,

Apátrida e Direitos Trabalhistas

O Seminário Migração, Refúgio, Apátrida e Direitos Trabalhistas é a primeira atividade, de três, a ser desenvolvida no marco da nova lei de migração, com imigrantes, refugiados, apátridas, associações de imigrantes, ativistas de organizações que atuam no tema, sindicalistas, servidores públicos, pesquisadores e acadêmicos dispostos a construir juntos um processo de articulação, sensibilização e conscientização na defesa e promoção de direitos.

O evento é gratuito e aberto ao público. 

Para se inscrever entre em https://goo.gl/uDZGSa

Solicitamos realizar inscrição até 29/10 para facilitar a logística.

 

Os participantes poderão solicitar certificado de participação emitido pelo Programa de Pós Graduação em Direito da UFPR através de sua inscrição no link: http://bit.ly/seminario-sindical

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/2014423005511072

18/ OUTUBRO

Apresentação do Projeto de

Lei Estadual para Migrantes

O CDHIC participa em conjunto com outras organizações sociais de um processo de
construção de uma proposta de lei estadual para migrantes, refugiados e apátridas.
A proposta de lei é uma iniciativa da Deputada Estadual Ana do Carmo e está sendo
desenvolvida por uma plataforma de organizações que atuam na área das
migrações e refúgio. Tem como objetivo garantir aos migrantes o acesso a direitos
sociais e aos serviços públicos; promover o respeito a diversidade e a
interculturalidade; impedir violações de direitos; fomentar a participação social e o
desenvolvimento de ações coordenadas com a sociedade civil. A Proposta de Lei
Estadual de Migração sugere ainda a criação de um conselho de migração no nível
estadual.

ONDE: 

Auditório Franco Montoro - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP, 04097-900

 

HORÁRIO: 

19h

18/ OUTUBRO

Seminário Internacional Educação e Migração: caminhos para uma Cidade Educadora

A Associação Cidade Escola Aprendiz, por meio de seu programa Cidades Educadoras, convida todos e todas a participar do Seminário Internacional Educação e Migração: caminhos para uma Cidade Educadora. Organizada com o apoio do Memorial da Resistência, a iniciativa chega a sua segunda edição em 2017, com o tema Infâncias Migrantes. O evento ocorre no Memorial da Resistência, em São Paulo, no dia 18 de outubro, das 9h às 17h30. Voltada para educadorxs, gestorxs públicos, movimentos, organizações sociais e profissionais que atuam nas áreas da Educação, Infância e Migração, a programação apresenta um panorama dos principais desafios enfrentados hoje para a garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes em contexto migratório.
A nossa analista pedagógica Elvira Riba fará parte da composição da mesa “Infâncias Migrantes em São Paulo”, que ocorrerá as 13h30.

ONDE: 

Memorial da Resistência – Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP, 01213-010

HORÁRIO: 

9h às 17h30

15/ OUTUBRO

Grito dos Excluídos/as Continental

O Grito dos Excluídos chama atenção para a importância de reconhecer as/os
migrantes – especialmente os latinos, africanos e árabes, como sujeitos de direito e
atores protagonistas das políticas públicas inclusivas. E cientes de que o caminho
mais seguro para libertação e a definitiva independência dos nossos povos é a
construção da Pátria Grande, hoje gritamos juntos por:

  • Nenhum direito a menos!

  • Por uma integração dos povos!

  • Por trabalho, justiça e vida!

  • Contra as reformas trabalhistas e da previdência do governo golpista.

  • Por democracia participativa: AQUI VIVO, AQUI VOTO!

  • Pela democracia e contra o neoliberalismo e os golpes

ONDE: 

Praça Kantuta

 

HORÁRIO: 

15h

Dia Internacional de Ação pelos Imigrantes e Refugiados

03/ OUTUBRO

Atendendo o chamado da Federação Sindical Mundial (FSM), que todo 3 de
outubro, data da sua fundação, organiza atos pelo mundo denunciando as mazelas
do capitalismo e do imperialismo contra povos e tem como o tema este ano “Dia
Internacional de Ação pelos Imigrantes e Refugiados – as lutas comuns contra a
pobreza e as guerras”, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
(CTB) realiza um encontro com organizações que atuam neste tema.


O evento contará com a presença do Coordenador do CDHIC, Paulo Illes. A entrada
é gratuita.

ONDE: 

Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo – Rua das Carmelitas, 149

 

HORÁRIO: 

09h