AÇÕES DO CDHIC
Fique por dentro de todos os projetos que estão sendo realizados pelo CDHIC
Espaços de escuta e de confiança por meio de troca de experiências entre pessoas migrantes e em situação de refúgio
RODAS DE
CONVERSA

TENDAS DA
CIDADANIA
Criação de um espaço físico que proporciona um ambiente seguro de compartilhamento entre crianças migrantes
OFICINAS
DE FORMAÇÃO
Promoção de cursos gratuitos para formação de lideranças e multiplicadores migrantes e em situação de refúgio
Promovemos e incentivamos o voluntariado na nossa organização através de diversos programas
PROGRAMA DE
VOLUNTARIADO

Faz parte do programa “Espaço Migrantes” que atua na assessoria gratuita à população migrante e refugiada
MUTIRÕES DE
ATENDIMENTO
INCIDÊNCIA
E ADVOCACY
Atuamos com políticas públicas, legislativas e judiciais, preparando e organizando intervenções nesses ambientes
Rodas de conversa
Nossas rodas de conversa com as comunidades migrantes são espaços de escuta e de confiança por meio de troca de experiências sobre temas de gênero, acesso a direitos e serviços públicos. Com o objetivo de visibilizar demandas específicas da população para fortalecer o diálogo entre o poder público e as comunidades migrantes em alguns casos as rodas de conversa se realiza envolvendo agentes do poder público e sociedade civil.
A metodologia consiste na separação desses participantes em grupos menores para que todes tenham um momento de fala e de escuta. E ao final, há a partilha das discussões em um momento de plenária.
Oficinas de formação
O CDHIC promove cursos de formação a multiplicadores migrantes e refugiados com atividades lúdicas, palestras com especialistas e dinâmica de trabalhos em grupo contemplando temas como a lei de migração, mobilização social e associativismo, combate ao trabalho escravo, direitos trabalhistas e à sindicalização e acesso a serviços públicos com o objetivo de formar estas lideranças para transmitir informação e conhecimento na comunidade.
Mutirões de atendimento
Com o objetivo de levar a assessoria gratuita promovida na sede para o público que não tem como chegar aos serviços públicos e de outras entidades por se encontrarem nas periferias da Grande São Paulo, os mutirões de atendimento fazem parte do programa “Espaço Migrantes” que atua na assessoria gratuita à população migrante e refugiada promovido pelo CDHIC. Deste modo, são realizados fora da sede da organização e em regiões onde concentram-se grande número de migrantes, como o bairro de Parelheiros e Município de Guarulhos.


Tendas da Cidadania
A Tenda de Cidadania é uma ação do CDHIC que consiste na criação de um espaço físico - a Tenda - que proporciona um ambiente seguro de compartilhamento entre crianças migrantes, descendentes e brasileiras para a realização de atividades que tratam sobre os temas de combate à xenofobia, de valorização cultural, de educação em direitos humanos e exercício da cidadania. Estes temas são tratados por meio de atividades lúdicas, como pintura, contação de histórias, vídeos educativos, teatro, dança e brincadeiras.
Esta é uma atividade recorrente da organização, portanto, presente na maioria dos encontros promovidos pelo CDHIC, como rodas de conversa, seminários e mutirões. Enquanto os pais, mães e responsáveis participam das atividades desenvolvidas para trabalhar com o público adulto, as crianças também trabalham as questões propostas pelo respectivo evento.
Programa de voluntariado
O Programa de Voluntariado promove atuação direta dos/as candidatos/as em diversas áreas profissionais e a participação em atividades e eventos de formação que acontecem aos finais de semana. Se você é uma pessoa pró-ativa, comunicativa, criativa, envolvida com direitos humanos e lutas sociais e tem um enorme interesse em atuar no campo das migrações, este é o momento de lutar por uma sociedade mais justa e menos desigual.


Incidência e Advocacy
Monitoramos políticas públicas, legislativas e judiciais, preparamos e organizamos intervenções nesses ambientes, participamos de cursos, seminários, palestras e elaboramos materiais de ampla divulgação.
Nosso objetivo é ampliar as possibilidades de regularização migratória, assegurar o reconhecimento da condição de refúgio, erradicar o tráfico internacional de pessoas, a exploração sexual, o trabalho análogo à escravidão e infantil e, ainda, garantir que todos os migrantes.
Para concretizar os objetivos do advocacy, o CDHIC compõe: em âmbito municipal o Conselho Municipal de Imigrantes – CMI e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo – COMTRAE; em âmbito estadual o Comitê de Migração e Refúgio – CER e a Comissão de Emprego e Trabalho Decente do Estado de São Paulo e; a nível federal, a Rede Advocacy Colaborativo (RAC). Também nos articulamos internacionalmente em defesa da migração e do refúgio através da Red Espacio Sin Fronteras (ESF), Organização por uma Cidadania Universal (OCU), Comité Internacional do Foro Social Mundial das Migrações e Campanha Latinoamericana pelo direito à Educação.