referencias-39.png

AÇÕES DO CDHIC

Fique por dentro de todos os projetos que estão sendo realizados pelo CDHIC 

Espaços de escuta e de confiança por meio de troca de experiências entre pessoas migrantes e em situação de refúgio

RODAS DE

CONVERSA

referencias-17.png

TENDAS DA

CIDADANIA

Criação de um espaço físico que proporciona um ambiente seguro de compartilhamento entre crianças migrantes

OFICINAS

DE FORMAÇÃO

Promoção de cursos gratuitos para formação de lideranças e multiplicadores migrantes e em situação de refúgio

Promovemos e incentivamos o voluntariado na nossa organização através de diversos programas

PROGRAMA DE

VOLUNTARIADO

referencias-17.png

Faz parte do programa “Espaço Migrantes” que atua na assessoria gratuita à população migrante e refugiada

MUTIRÕES DE

ATENDIMENTO

INCIDÊNCIA

E ADVOCACY

Atuamos com políticas públicas, legislativas e judiciais, preparando e organizando intervenções nesses ambientes

referencias-40.png

Rodas de conversa

Nossas rodas de conversa com as comunidades migrantes são espaços de escuta e de confiança por meio de troca de experiências sobre temas de gênero, acesso a direitos e serviços públicos. Com o objetivo de visibilizar demandas específicas  da população para fortalecer o diálogo entre o poder público e as comunidades migrantes em alguns casos as rodas de conversa se realiza envolvendo agentes do poder público e sociedade civil.

A metodologia consiste na separação desses participantes em grupos menores para que todes tenham um momento de fala e de escuta. E ao final, há a partilha das discussões em um momento de plenária.

 

Oficinas de formação

O CDHIC promove cursos de formação a multiplicadores migrantes e refugiados com atividades lúdicas, palestras com especialistas e dinâmica de trabalhos em grupo contemplando temas como a lei de migração, mobilização social e associativismo, combate ao trabalho escravo, direitos trabalhistas e à sindicalização e acesso a serviços públicos com o objetivo de formar estas lideranças para transmitir informação e conhecimento na comunidade.          

Mutirões de atendimento

Com o objetivo de levar a assessoria gratuita promovida na sede para o público que não  tem como chegar aos serviços públicos e de outras entidades por se encontrarem nas periferias da Grande São Paulo, os mutirões de atendimento fazem parte do programa “Espaço Migrantes” que atua na  assessoria gratuita à população migrante e refugiada promovido pelo CDHIC. Deste modo, são realizados fora da sede da organização e em regiões onde concentram-se grande número de migrantes, como o bairro de Parelheiros e Município de Guarulhos.

referencias-42.png
referencias-41.png
 
 
referencias-43.png

Tendas da Cidadania

A Tenda de Cidadania é uma ação do CDHIC que consiste na criação de um espaço físico - a Tenda - que proporciona um ambiente seguro de compartilhamento entre crianças migrantes, descendentes e brasileiras para a realização de atividades que tratam sobre os temas de combate à xenofobia, de valorização cultural, de educação em direitos humanos e exercício da cidadania. Estes temas são tratados por meio de atividades lúdicas, como pintura, contação de histórias, vídeos educativos, teatro, dança e brincadeiras.

 

Esta é uma atividade recorrente da organização, portanto, presente na maioria dos encontros promovidos pelo CDHIC, como rodas de conversa, seminários e mutirões. Enquanto os pais, mães e responsáveis participam das atividades desenvolvidas para trabalhar com o público adulto, as crianças também trabalham as questões propostas pelo respectivo evento.

 

Programa de voluntariado

O Programa de Voluntariado promove atuação direta dos/as candidatos/as em diversas áreas profissionais e a participação em atividades e eventos de formação que acontecem aos finais de semana. Se você é uma pessoa pró-ativa, comunicativa, criativa, envolvida com direitos humanos e lutas sociais e tem um enorme interesse em atuar no campo das migrações, este é o momento de lutar por uma sociedade mais justa e menos desigual. 

referencias-44.png
referencias-45.png

Incidência e Advocacy

Monitoramos políticas públicas, legislativas e judiciais, preparamos e organizamos intervenções nesses ambientes, participamos de cursos, seminários, palestras e elaboramos materiais de ampla divulgação.

 

Nosso objetivo é ampliar as possibilidades de regularização migratória, assegurar o reconhecimento da condição de refúgio, erradicar o tráfico internacional de pessoas, a exploração sexual, o trabalho análogo à escravidão e infantil e, ainda, garantir que todos os migrantes.

Para concretizar os objetivos do advocacy, o CDHIC compõe: em âmbito municipal o Conselho Municipal de Imigrantes – CMI e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo – COMTRAE; em âmbito estadual o Comitê de Migração e Refúgio – CER e a Comissão de Emprego e Trabalho Decente do Estado de São Paulo e; a nível federal, a Rede Advocacy Colaborativo (RAC). Também nos articulamos internacionalmente em defesa da migração e do refúgio através da Red Espacio Sin Fronteras (ESF), Organização por uma Cidadania Universal  (OCU), Comité Internacional do Foro Social Mundial das Migrações e Campanha Latinoamericana pelo direito à Educação.