top of page
referencias-27.png

ATENDIMENTO

Atendemos a população migrante gratuitamente no Espaço Migrantes

O Espaço Migrantes é um programa de atendimento gratuito a migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio, asilados e apátridas, em questões de regularização migratória, assessoria jurídica e acompanhamento psicossocial com profissionais multidisciplinares e especializados.

O atendimento é feito presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30, por ordem de chegada.

Para quem não pode ir até o local, oferecemos atendimento remoto, por meio do WhatsApp.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda-feira a Quinta-feira,

das 9h às 16h30

 

Regularização Migratória:

(011) 93316-5952

 

Serviço Social:

(011) 93022-2514

 

Assessoria jurídica:

(011) 93290-1707

Você quer saber como realizar Cadastro Único? Baixe o nosso guia.

 

referencias-28.png

O que fazemos

Assessoria em Regularização Migratória

Os migrantes têm assessoria gratuita em questões burocráticas para a sua documentação, com o auxílio para a emissão dos papéis necessários para solicitar autorizações de residência; auxílio e informações sobre os serviços públicos de educação, habitação, emprego e saúde; informações sobre direitos sociais, de associativismo e sindicalização.

Assessoria Jurídica 

Damos apoio em regularização migratória e reconhecimento da condição de refúgio, assim como em demandas sociais, econômicas e políticas, tais como a busca pela concretização de direitos trabalhistas, combate à violência contra a mulher, assessoria para acesso a direitos do consumidor, atendimento em serviços públicos, defesa das condições de vida, renda e moradia, combate ao trabalho escravo, entre outras.

Serviço Social

Voltado para eliminar as diversas formas de discriminação por classe social, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e qualquer tipo de violência contra minorias. Os atendimentos são realizados sob uma perspectiva de escuta qualitativa e por meio da compreensão das expressões da questão social apresentadas pela população migrante e refugiada. Realizamos encaminhamentos para os serviços socioassistenciais e/ou para rede de apoio que tenha atuação junto a migrantes.

Atendimento Psicológico

Oferecemos escuta individual de cada pessoa migrante que seja encaminhada ao atendimento e/ou manifeste o desejo de ser atendida. Abrimos um espaço de escuta para que o migrante se sinta confortável, confiante e possa recuperar a autoria da sua própria história, muitas vezes extraviada pelas barreiras impostas ao longo da sua trajetória.

Dados do atendimento

8.300 pessoas atendidas entre 2014 e 2022

 

grafico de atendimento.png

*Os atendimentos presenciais foram retomados em 2022, após a paralisação por causa da pandemia de Covid-19. Em 2021, o esquema online permitira um aumento expressivo da quantidade de atendimentos

 

O Espaço Migrantes agora tem o Selo Direitos Humanos e Diversidade!

Selo de direitos humanos.png
ESPACO MIGRANTES horizontal.png
CIDADE_DE_SÃO_PAULO.png
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.jpg

Apoio:

Assinatura Governo Federal +MMFDH + Secr

Realização:

CDHIC COLOR_HORIZONTAL.png
bottom of page