referencias-27.png

ATENDIMENTO

Realizamos atendimento gratuito à população migrante através do Espaço Migrantes

O Espaço Migrantes é um programa do CDHIC que visa o atendimento gratuito à população migrante (ou seja, imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio, asilados e apátridas) em questões de regularização migratória, assessoria jurídica e acompanhamento psicossocial com profissionais multidisciplinares e especializados.

 

Durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, o atendimento do Espaço Migrantes é feito remotamente, por meio do WhatsApp.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

(somente WhatsApp): 

Segunda-feira a Quinta-feira,

das 9h30 às 16h30

 

Regularização Migratória:

(011) 94171-3994

 

Serviço Social:

(011) 94337-6370

 

Assessoria jurídica:

(011) 93290-1707

 

Você quer saber como realizar Cadastro Único? Baixe o nosso guia.

 

Faça o download
referencias-28.png

O que fazemos

Assessoria em Regularização Migratória

Os migrantes terão assessoria gratuita em questões burocráticas para a sua documentação, com o auxílio para e a própria  emissão dos papéis necessários para solicitar autorizações de residência; auxílio e informações sobre os serviços públicos de educação, habitação, emprego e saúde; informações sobre direitos sociais, de associativismo e sindicalização.

Assessoria Jurídica 

Diariamente, processamos variadas demandas relacionadas à regularização migratória e reconhecimento da condição de refúgio. No entanto, também atuamos com demandas sociais, econômicas e políticas relacionadas aos exercício de direitos por imigrantes e refugiados, tais como a busca pela concretização de direitos trabalhistas, combate à violência contra a mulher, assessoria para acesso à direitos do consumidor, atendimento em serviços públicos, defesa das condições de vida, renda e moradia, combate ao trabalho escravo, entre outras.

Serviço Social

O trabalho do Serviço Social, é voltado para eliminar as diversas formas de discriminação por classe social, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e/ou qualquer violência contra as minorias. Os atendimentos são realizados sob uma perspectiva de escuta qualitativa e através da compreensão das expressões da questão social apresentadas pela população migrante e refugiada, realizamos encaminhamentos para os serviços socioassistenciais e/ou para a rede de apoio que tenham atuação  com migrantes.

Atendimento Psicológico

O atendimento psicológico oferecido pelo CDHIC se baseia numa escuta individual de cada pessoa migrante que seja encaminhada ao atendimento e/ou manifeste o desejo em ser atendida. Com o atendimento, temos por objetivo ofertar um espaço de escuta, em que o migrante se sinta confortável e confiante para re-contar e recuperar sua condição de autoria frente a sua própria história, muitas vezes extraviada entre as barreiras impostas ao longo da sua trajetória.

Dados do atendimento

3.658 pessoas atendidas entre 2014 e 2020

 

referencias-28.png
CIDADE_DE_SÃO_PAULO.png
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.jpg

Apoio:

Assinatura Governo Federal +MMFDH + Secr

Realização:

CDHIC COLOR_HORIZONTAL.png