MIGRAR COM

DIREITOS

O Migrar com Direitos é um projeto iniciado em 2018 que busca promover a participação da sociedade civil - especialmente de migrantes e pessoas em situação de refúgio - no acompanhamento, na regulamentação e na implementação da nova Lei de Migração (Lei nº13.445)

Queremos que a sociedade civil participe ativamente na regulamentação da lei e atue para a construção da Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, prevista no artigo 120 da nova legislação, garantindo uma lei democrática, plural e defensora dos direitos humanos.

Artigo 120

“A Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia terá a finalidade de coordenar e articular ações setoriais implementadas pelo Poder Executivo Federal em regime de cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com participação de organizações da sociedade civil, organismos internacionais e entidades privadas, conforme regulamento”

Faça download da carta articulada pelo CDHIC sobre o artigo 120 para o Fórum de Participação Social do CNIg (maio/2018) 

Paulo Illes, coordenador do CDHIC, e Florencia Salmuni, assessora de relações internacionais, em visita à Associação Senegalesa de São Paulo em janeiro de 2018

press to zoom

Roda de conversa sobre a Nova Lei de Migração teve participação de mais de 100 pessoas em março na Universidade Mackenzie

press to zoom

Palestrantes da mesa de abertura do debate sobre a Nova Lei de Migração realizado em março de 2018

press to zoom

Diana Soliz, imigrante boliviana e membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo, integrou a mesa do seminário Direitos Trabalhistas e Participação Social na Nova Lei de Migração

press to zoom

Um dos grupos de debate com o público durante roda de conversa sobre a Nova Lei de Migração

press to zoom

Equipe do CDHIC se reuniu com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em Brasília em fevereiro de 2018

press to zoom

Seminário Direitos Trabalhistas e Participação Social na Nova Lei de Migração ocorreu em junho de 2018 na Universidade Mackenzie

press to zoom

Comunidade filipina esteve presente no seminário Direitos Trabalhistas e Participação Social na Nova Lei de Migração

press to zoom

Faça download das propostas de subsídios para a regulamentação da Política Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia (PNMRA). (outubro/2018) 

cdhic, imigrantes, refugiados, direitos humanos, defesa, espaço migrante, são paulo, crianças , adolescentes, migrante, , centro de direitos humanos e cidadania do imigrante

Como atuamos?

Através de encontros, rodas de conversas, cursos e seminários sobre a atual Lei de Migração. Por meio destas atividades, conseguimos angariar elementos que nos ajudam a fazer um trabalho de advocacy com os mais diversos atores governamentais nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre articulado com a sociedade civil e as comunidades migrantes, para que o Brasil crie uma Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia.

Quem pode participar?

Todos os migrantes, pessoas em situação de refúgio e apátridas, organizações e movimentos sociais, comunidade acadêmica e outros setores da sociedade civil, de entidades e órgãos públicos podem participar.

 

Queremos incentivar a maior participação de mulheres, LGBTs, indígenas e negrxs nestes espaços, para que mais vozes sejam ouvidas no processo de regulamentação.

Como participar?

As atividades do projeto são gratuitas e serão previamente divulgadas em nossos canais de comunicação. A participação é aberta a todas e todos. O CDHIC também está sempre disponível para o diálogo com a comunidade migrante, a sociedade civil e o poder público.

Como apoiar?

O CDHIC está aberto a novos colaboradores que se interessem em apoiar o projeto e também para realizar atividades, debates, rodas de conversa sobre a Nova Lei de Migração nas mais diversas comunidades migrantes,  escolas, equipamentos públicos, empresas, organizações sindicais e movimentos sociais, etc. Entre em contato conosco!

 

Os materiais do projeto, folder e adesivo,  estão disponíveis para download gratuito. Ajude a compartilhar esta causa que é Migrar com Direitos.

Um dos grupos de debate com o público durante roda de conversa sobre a Nova Lei de Migração

Apoiadores e parceiros do Projeto

O projeto Migrar com Direitos é desenvolvido com apoio do Instituto C&A e, para sua realização, contamos com a parceria da Universidade Mackenzie, para realização de seminários e rodas de conversa.