referencias-49.png

Espaço Migrantes

O Espaço Migrantes é um projeto realizado pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC). Visa o atendimento gratuito à população migrante (ou seja, imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio, asilados e apátridas) em questões de regularização migratória, assessoria jurídica e acompanhamento psicossocial com profissionais multidisciplinares e especializados.

APOIO

Coordenação de Políticas para Migrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo (setembro de 2019 - agosto de 2020) por meio de destinação de Emenda Parlamentar do Gabinete do Vereador Eduardo Suplicy.
Secretaria de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal (novembro de 2019 - dezembro de 2020) por meio de destinação de Emenda Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Carlos Zarattini.

referencias-17.png

AÇÕES NA PANDEMIA

Como medida para evitar a transmissão coletiva do coronavírus (COVID-19), o CDHIC suspendeu o seu atendimento realizado na sede de forma presencial. Continuamos a oferecer gratuitamente assessoria jurídica, serviço social e apoio psicológico de modo online por meio dos contatos de WhatsApp. Nosso atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 16h30.

 

Regularização Migratória:

(011) 94171-3994

 

Serviço Social:

(011) 94337-6370

 

Assessoria jurídica:

(011) 93290-1707

Veja o material desenvolvido pelo Espaço Migrante ensinando o passo a passo de como tirar o Cadastro Único

referencias-28.png

O que fazemos

Assessoria em Regularização Migratória

Assessoria gratuita em questões burocráticas para a sua documentação, com o auxílio para e a própria  emissão dos papéis necessários para solicitar autorizações de residência; auxílio e informações sobre os serviços públicos de educação, habitação, emprego e saúde; informações sobre direitos sociais, de associativismo e sindicalização.

Assessoria Jurídica 

Atua com o objetivo de escutar qualificadamente, acolher, orientar e executar procedimentos judiciais e administrativos capazes de solucionar as demandas da população migrante. Além disso, participa de redes, órgãos públicos e sociais que trabalham para implementação concreta dos direitos dos imigrantes e refugiados, de modo coletivo, através da incidência política e da cooperação em políticas públicas.

Serviço Social

Reconhecido como Organização de Assistência Social pelo Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo através da Inscrição de nº 1257/2014, atua realizando atendimento e acompanhamento social da população migrante e refugiada com objetivo de promover e garantir os direitos sociais firmado na universalidade de acesso. Os atendimentos são realizados sob uma perspectiva de escuta qualitativa e através da compreensão das expressões da questão social apresentadas pela população migrante, realizamos encaminhamentos para os serviços socioassistenciais e/ou para a rede de apoio que tenham atuação  com migrantes.

Atendimento Psicológico

Se baseia numa escuta individual de cada pessoa migrante que seja encaminhada ao atendimento e/ou manifeste o desejo em ser atendida. Através de  algumas sessões, buscamos identificar os pontos principais que dão contorno às questões apresentadas pelo sujeito, destacando suas próprias estratégias de enfrentamento e seus próprios saberes. 

TRANSPARÊNCIA

Acompanhe a Prestação de contas do projeto: