referencias-23.png

NOVIDADES

Fique por dentro das notícias e da agenda de eventos do CDHIC

Na véspera do aniversário de São Paulo, comunidade boliviana realiza sua tradicional festa Alasitas


Celebrada desde 1999, a Festa de Alasitas chega a reunir cerca de 50 mil pessoas em São Paulo

Nesta quarta-feira, 24, os bolivianos que moram em São Paulo vão celebrar no Memorial da América Latina e no Parque Dom Pedro II a Feira de Alasitas, festa popular que nasceu na capital da Bolívia, La Paz, e se espalhou pelo mundo, ligada a etnia indígena aimará, e sempre fazendo parte das manifestações culturais da comunidade boliviana que vive fora de seu país.

“Alasitas” no idioma aimará significa “me compre”. Na Feira de Alasitas, as pessoas compram miniaturas de coisas que não possuem, mas desejam conquistar neste ano. Ao meio-dia, as miniaturas são abençoadas por curandeiros e padres para que seus desejos se tornem realidade. Além de comprar para si, diz a tradição que a magia também funciona ao se presentar alguém com os pequenos objetos. São muito comuns miniaturas de casas, carros, alianças e, principalmente, notas de dinheiro.

Miniaturas vendidas na Feira de Alasitas de 2017

Festas pela cidade

A Alasitas é reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade e vem sendo celebrada em São Paulo desde 1999, reunindo cerca de 50 mil pessoas. Em 2014, a festa passou a integrar o calendário oficial da cidade em um ato de reconhecimento da diversidade cultural imigrante.

Pela grande presença da comunidade boliviana em São Paulo, a festa da Alasitas acontecerá simultaneamente, no calendário oficial, em dois espaços: no Parque Dom Pedro II e no Memorial da América Latina. Para o coordenador do CDHIC, Paulo Illes, isto não é um problema, pelo contrário: “O reconhecimento do poder público para esta feira tão tradicional representa uma conquista para o povo boliviano que vive e trabalha em São Paulo. É muito importante que o evento aconteça em vários lugares, para dar mais visibilidade à cultura boliviana que só contribui para aumentar a riqueza cultural da nossa cidade e dos povos que nela vivem”, comentou.

Independente de qual edição do evento se escolha participar, o importante é não deixar de estar presente ao meio-dia, para a benção das miniaturas! Os eventos contarão ainda com comidas típicas, barracas de artesanato, grupos de dança folclórica e música boliviana.

Festa Alasitas 2018

Parque Dom Pedro II

Organizada pela ASSEMPBOL - Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra

Local: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Brás (ao lado do Parque Dom Pedro II)

Horário: das 9h às 21h

Feira Kantuta

Organizada pela Associação Gastronômica Cultural Folclórica Boliviana “Padre Bento” - Feira Kantuta

Local: Memorial da América Latina (ao lado da estação de Metrô Barra Funda)

Horário: das 8h às 22h