top of page
referencias-23.png

NOVIDADES

Fique por dentro das notícias e da agenda de eventos do CDHIC

8º Fórum Social Mundial das Migrações será realizado em novembro no México

São Paulo sediou a ultima edição que ocorreu em 2016 e reuniu mais de 3600 pessoas de 57 países

A cidade de São Paulo se consagrou como a capital das migrações a partir da visibilidade que trouxe o Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM) no ano 2016. A sétima edição do fórum teve como lema "Migrantes construir alternativas para a desordem e a crise global do capital" reunindo mais de 3.600 militantes, ativistas, acadêmicos de 57 países de todos os continentes na Universidade Zumbi dos Palmares, entre os dias 7 e 10 de junho de 2016. Nesta ocasião, a secretaria técnica do Comitê Local foi organizada pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), membro da rede internacional Espacio Sin Fronteras (ESF), que por sua vez é membro do Comitê do Fórum Internacional.

Mobilização pela aprovação da nova Lei de Migração no FSMM em 2016 em São Paulo (SP)/Arquivo CDHIC

“Migrar, resistir, construir e transformar: a construção do 8º FSMM

A oitava edição acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro deste ano na Cidade do México. O lema foi escolhido a partir de um amplo processo, conduzido de forma virtual e presencial, junto a organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e migrantes de todo o mundo, mediante votação durante a Assembleia pública do Comitê Internacional do FSMM durante o Fórum Social Mundial realizado em março deste ano na cidade de Salvador, Bahia.

Sete eixos temáticos foram definidos até o momento pelo Comitê Internacional do FSMM e pelo Comitê Nacional de Facilitação no México e seus vários grupos de trabalho. A partir destes eixos temáticos se organizam as atividades autogestionadas e as conferências principais.

1. Direitos humanos, laborais e sindicais, inclusão social, hospitalidade e mobilidade.

2. Realidades de fronteiras, muros e outras barreiras

3. Resistências, atores, movimentos e ações coletivas

4. A crise sistêmica do capitalismo e suas conseqüências para a migração

5. Migração, gênero e corpo

6. Migração, os direitos da mãe natureza, as mudanças climáticas e as disputas norte-sul

7. População de migrantes organizados e diásporas como atores de mudança

Como Participar?

A participação no FSMM é gratuita. Os prazos e formas de inscrição, a programação completa das conferências e das atividades autogestionadas serão divulgadas pelas redes sociais: www.fsmm2018.org Facebook @ FSMM2018 Twitter @ FSMM2018


bottom of page