top of page
referencias-23.png

NOVIDADES

Fique por dentro das notícias e da agenda de eventos do CDHIC

Autonomia Migrante: vídeo conta experiências de participantes e parceiros

Em 2020, frente à pandemia que atingiu de forma mais impactante populações vulneráveis, como migrantes e refugiados, o CDHIC idealizou e executou um projeto inovador: o Autonomia Migrante, que teve por objetivo a inserção qualificada das pessoas participantes no mercado de trabalho e geração de renda.


De Agosto a Dezembro de 2020, 100 migrantes de origem venezuelana e de países vizinhos ao Brasil receberam uma formação multidisciplinar em direitos civis e trabalhistas, inovação e desenvolvimento profissional. O projeto contemplou ainda a busca ativa de postos de trabalho e ofereceu atendimento psicológico, assessoria jurídica e regularização migratória por meio do Espaço Migrantes, do CDHIC. As atividades ocorreram de forma virtual, e cada participante recebeu um tablet e recursos financeiros para apoiar nas necessidades fundamentais durante o período.


O Autonomia Migrante só foi possível graças ao projeto Oportunidades, uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que conta com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID.


Agradecemos também às organizações parceiras: CIEE; Co-Viva; SEBRAE; Solidarity Center; SIEMACO; Sincomerciários São Paulo; Sincomerciários Guarulhos.


bottom of page